segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O Livro Das Princesas (Meg, Paula, Lauren e Patrícia)

O Livro das Princesas assim como O Livro dos Vilões faz parte de uma coletânea de autores nacionais e internais com o tema dos contos de fadas. O livro tem ao todo quatro histórias contadas cada um por autoras diferentes, sendo todas versões modernas dos contos de fadas.
A primeira história é A Modelo e o Monstro da autora Meg Cabot. Belle é uma modelo famosa e seguiu essa carreira para pagar os remédios e tratamentos de sua mãe, pois o seu pai havia perdido o emprego para cuidar da esposa, que infelizmente faleceu. Após um tempo o pai de Belle novamente se casa e convenceu a família a fazer um cruzeiro. Antes de entrar no navio ela vê um Estranho Misterioso e fica curiosa com o rapaz. Na primeira noite Belle é atacada por um homem bêbado que havia flertado com ela no jantar e que é salva por esse Estranho Misterioso, mas como ela se machucou o jovem que a salvou decide cuidar dela por enquanto. Ao conhecê-lo ela passa mal, por ele possuir lesões no corpo, e por isso ele tenta se afastar daquela garota que ele admira.

A história é muito interessante, os personagens principais são bastante maduros para a idade que tem por já terem sofrido em algum momento na vida. A história mostra que a coisas mais valiosas na vida do que apenas riquezas, títulos e bens materiais e no fim você vê que nem sempre é certo julgar pela aparência.

A segunda história é Princesa Pop da autora Paula Pimenta. Cintia a personagem principal não consegue contatar a mãe, que trabalha longe, no único horário que ela pode no dia, no intervalo da escola por conta de uma nova regra de proibição dos celulares. Ela tenta recorrer a uma pessoa que ela não gosta por ter traído a sua mãe, seu pai que poderia facilmente convencer a diretora a abrir uma exceção para ela com a condição de que ela vá a festa das meia-irmãs. Cintia é DJ graças ao namorado da tia, com quem mora, e foi contratada para essa mesma festa e agora ela tem que dar um jeito de trabalhar lá como DJ Cinderela e estar presente como Cintia, sem o que seu pai descubra do seu trabalho. Lá ela conhece o cantor Fredy Prince que se encanta por ela, que encontra seu sapato e deseja a todo custo conhecer essa garota. A madrasta de Cintia descobre que ela era a DJ e ameaça contar ao pai caso ela não lhe entregue o outo par do sapato. Ela engana a madrasta lhe entregando um salto alto quando na verdade o sapato que ela queria era um AllStar pintando por ela. Sua madrasta entrega Cintia ao pai e ele por ordem judicial consegue sua guarda. A partir sua madrasta tenta infernizar a sua vida.

É claro que tem uma história feliz no final, no melhor estilo Cinderela moderna. A personagem principal é super madura para sua idade e sabe o que quer. Cindi é alguém decidida mas que tem medo de se machucar da mesma forma que seu pai machucou sua mãe e por esse motivo ela não liga muito para relacionamentos até o Fredy entrar na sua vida.

A terceira história é o Eclipse do Unicórnio da autora Lauren Kate. Percy e Talia são os personagens principais dessa história, ele um jovem apaixonado e ela um princesa abençoada por anjos, mas que possui uma terrível maldição.

Percy é um garoto super apaixonado pela namorada, Amber, que o trocou por outro. Deprimido ela vai para Paris em uma viajem escolar e se sente sozinho e ainda mais triste por estar lá sem a ex-namorada. Durante a excursão Percy entra em um portal para outro mundo, onde ele encontra um castelo, um unicórnio e a mais linda princesa em um sono profundo.

Talia nasceu, a única herdeira de seu reino encantado, e foi abençoada pelos mais belos anjos porém, ela recebeu uma maldição de um anjo sombrio, em que ao cobiçar um unicórnio que não é seu, ela tocaria seu chifre que perfuraria sua pele sendo fatal a ela, mas um anjo tentando ajudar mudou a maldição para que ela apenas dormisse e que fosse despertada pelo menos perigo que a fez dormir. O rei proibiu unicórnios em seu reino e que fosse apagado qualquer vestígio do nobre animal naquelas terras, porém isso não foi suficiente pois um dia a princesa encontrou e se machucou com o chifre de um unicórnio, onde caiu em um sono que durou mil anos.

Inspirado no conto de fadas da bela adormecida, esse aqui que possui elementos diferentes da história original e além da união de dois mundos, o real e o da fantasia, o que faz a história única já que também conhecemos melhor o príncipe.

A quarta história Do Alto da Torre de Patrícia Barboza. Conta a história de Camilla uma garota que perdeu os pais ainda criança e teve sua guarda dada a sua madrinha, ela adoeceu ainda pequena e sua madrinha fez uma promessa de que se ela ficasse boa só cortaria os cabelos quando fizesse 15 anos. Por ter as madeixas longas possui o apelido de Rapunzel no colégio e chama de Torre o apartamento em que vive, além de ter sua madrinha que é muito rigorosa com ela. Camilla ama cantar e possui conta no YouTube com o nome artístico de Mila Tower, criado por seu melhor amigo Pedro. Em um dia de gravação em sua casa, escondido da madrinha, ela e Pedro são pegos e proibidos de continuar com isso. Ao ir embora Pedro se distrai e sofre um acidente que faz ela perceber o quanto ela o ama. Se sentindo culpada ela decide vender o cabelo, no dia do aniversário de 15 anos para comprar um presente ao Pedro e cria coragem de enfrentar a tia para poder seguir seus sonhos, começando pelo show de talentos da sua escola.

Camilla não gosta do tamanho do seu cabelo, ela sente raiva dele e da promessa de sua tia mais segue adiante cumprindo a promessa. Com a sua decisão de vender ela vê que há outras pessoas que dariam tudo apenas para ter um pouquinho que seja de cabelo. Ela deixa sua timidez e seus medos de lado para correr atrás do que deseja, dos seus sonhos. Ela se torna uma garota diferente de quando tinha 14 anos, agora está um pouco mais madura e vê a vida por uma angulo que não seja apenas o seu.

Editora: Galera Record 
Páginas: 288
Nota: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário